quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dicas para descomplicar a vida na cozinha...


Muitas pessoas quase nunca vão para a cozinha porque almoçam na rua durante a semana. Mas, para o dia em que a vontade de preparar uma refeição caseira se apresenta, vale ter à mão dicas de como fazer a comida do dia-a-dia menos gordurosa e mais saborosa. 
Reduzir a fritura
O mais aconselhável é assar e grelhar, usando uma frigideira antiaderente e pouquíssimo óleo, de preferência óleo de coco.
Temperando o frango
Aquele frango grelhado pode ter muitas caras e sabores, além do delicioso alho, abuse do alecrim, tomilho e orégano frescos que combinam muito bem. Você pode usar essas ervas juntas, picadinhas, ou separadamente.
Molho para salada
Bata 200 g de queijo cottage no liquidificador até ficar cremoso. Junte 10 g de mostarda, 10 ml de molho inglês, 20 ml de suco de limão e repita a operação. Coloque um pouco de sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Pronto. Misture à salada. Além um molho saboroso sua salada também merece muitas cores para ficar ultra saudável, já dei dicas de como incrementar a salada aqui
Inovando o arroz
Ainda existe muita resistência em relação ao arroz integral, mas dá para variar os sabores, acrescente sementes, , gergelim, temperos, legumes como cenoura ralada ou abobrinha ralada com castanha do Pará são algumas dicas. Quer saber como preparar um arroz integral delicioso? Clique aqui
Para o peixe
Use o dill (ou endro, é a mesma erva), manjericão, alecrim, coentro e muita salsa, bem picada. Outra dica bacana é fazer uma crosta de gergelim e castanhas picadas quando levar para assar.

Troque o suco pela fruta 
Ao invés de tomar suco ou qualquer outro líquido durante a refeição, use a fruta como sobremesa. Mas não vai colocá-la ali na mesa sem graça. Asse ou grelhe com óleo de coco pêra ou maçã ou banana com canela ou cacau em pó. Corte a manga em cubinhos e coloque raspas de chocolate amargo (hmmmm). 

Invente, brinque com os ingredientes na cozinha e imprima a cada refeição a marca da saúde nos seus pratos.











*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.