domingo, 18 de setembro de 2011

E a gelatina ?

“…substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter FERVENDO certos produtos ANIMAIS, como OSSOS E PELE…”

É assim que se faz a gelatina, aquele pózinho que depois de misturado à água quente e gelada se transforma em doce (?) com gosto de ROSA, VERMELHO, AMARELO OU VERDE, assim como aqueles sucos em pó de saquinho, porque se em algum dia pretenderam fazer desses sabores algo parecido com alguma fruta, passaram longe, bem longe…

Mas voltando a gelatina, essa queridinha de 11 entre 10 “receitas de dieta de revista”, para enganar a fome. (Aff, Pra começar que fome não se engana e ponto final, mas isso é tema pra outro dia de conversa).
“Lanche da manhã-> gelatina, lanche da tarde-> gelatina, sobremesa-> gelatina”. Resultado? Você colocando pra dentro uma proteína animal (difícil digestibilidade e potencial alergênica) de origem e processamento duvidosos, carregados de corantes, adoçantes e outros aditivos que vão trazer qual vantagem mesmo? Encher a barriga? Ah! Me economizem. Chega dessa palhaçada colorida chamada gelatina. Um pouco mais de dignidade, por favor.

Qual a razão de se comer algo, que nem gostoso é, e ainda traz um monte de malefícios?
Justificam a utilização dela como sendo prática e saborosa. Oi? Prática? Ferve a água, esfria a água, reza 5 ave marias pra ela dissolver por completo… Com relação ao sabor eu não vou nem comentar, porque você sabe né? Gosto não se discute… Apesar que outro dia vi que agora tem até gelatina azul, fiquei imaginando o gosto e só me veio uma coisa na cabeça -> Césio.

Pois é esses sabores e cores, são bem perigosos, já que funcionam como toxinas dentro do nosso corpo, e essas quando não biotransformadas (longo processo realizado pelo fígado que consiste em transformar substâncias lipossolúveis potencialmente tóxicas em hidrossolúveis para serem eliminadas), vão se alojar, por segurança, no tecido adiposo, esse lindo (?) tecido que hoje já sabemos é ativo, tem caráter metabólico, endócrino e inflamatório, favorecendo o desenvolvimento da obesidade.

Aí você queridinha (o) que acha bonitinho (geração Bocão Royal certeza) seu filhinho, filhinha ou sobrinho comer essa coisa “geme geme” colorida, fique sabendo que tipo de metabolismo se constrói com gelatina.
Gelatina deveria entrar no hall de bobagens, definitivamente.

Precisa falar ainda sobre o açúcar? Ou pior, sobre os adoçantes artificiais (cicuta nossa de cada dia), que tem (entre outras coisas) a capacidade de aumentar o número de receptores intestinais de GLICOSE, a fome, a obesidade… Pois é… Os adoçantes…

“Nossa dotora mas gelatina é rico em colágeno que deixa a nossa pele bonita e não tem calorias, nem gorduras.”

SE pudesse eu desenhava, mas meus talentos (ainda) são limitados. Mas vou tentar esclarecer:
  1. O colágeno ingerido, não necessariamente será aproveitado como tal, já q ele será transformado em aminoácidos para poder ser absorvido no intestino. O ideal é cuidar das fontes de aminoácidos (proteínas) e também dos outros precursores envolvidos na formação do colágeno, como o silício, por exemplo.
  2. Não ter caloria, não significa que o nosso corpo vai entender assim, o nosso corpo não é e não funciona como uma caixa registradora, são milhões de reações BIOQUÍMICAS COMPLEXAS envolvidas na produção ou utilização de “calorias” e consequentemente engordar ou emagrecer não é simplesmente um jogo de contar calorias, e sim, fundamentalmente, essencialmente e principalmente CONTAR NUTRIENTES, que é o que realmente manda no nosso organismo…
  3. Um alimento ser pobre em gordura, não faz dele em momento algum um alimento saudável. Ao contrário, A GORDURA É ESSENCIAL E INDISPENSÁVEL AO FUNCIONAMENTO ADEQUADO DO ORGANISMO (coloquei em caixa alta que é pra ver se o mundo para com essa “gracinha” de brigar com as gorduras). Obviamente que o que faz a diferença é a qualidade dessa gordura.
E se depois disso tudo você quiser comer gelatina ou pior dar pras crianças porque os pobrezinhos já APRENDERAM a achar gostoso. Pode ficar tranquilo (a) existe uma opção legal, de origem vegetal e que pode ser sim, saudável, ajudando até no funcionamento intestinal. Se chama AGAR-AGAR, e é a base de polissacarídeos (carboidratos) obtido das algas e funciona também como fibra.

Dizem que para nos recordarmos das propriedades da alga agar-agar, bastava pôr-lhe um “c” atrás. É Fibra minha gente, ou seja, regula o intestino, que maravilha!

Você mistura com suco de frutas (de verdade com gosto e tudo mais). E substitui lindamente aquela “coisa que vem dos bichinhos fervidos por horas” e ainda faz bem pra sua saúde.

Pra finalizar o Post, uma receitinha com agar-agar. Uma verdadeira gelatina de fruta.

Gelatina de uva com Agar Agar

Ingredientes- 1 L de suco de uva
- 2 colheres (sopa) de agar-agar
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de PreparoAqueça 1/2 L de suco de uva. Acrescente o Agar-agar e o açúcar, mexendo sempre, até dissolver completamente. Adicione o restante do suco e coloque em fôrma molhada. Leve à geladeira até ficar bem firme. Desenforme e decore com uvas naturais e sirva.
Beijo pra todos e bom domingo