quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Perder Peso x Emagrecer

Sofrer por excesso de peso ou por obesidade significa sofrer por excesso de massa gorda. Emagrecer significa, portanto, fazer diminuir a massa gorda do corpo. Por outro lado, perder peso é algo que a balança evidencia, sem que isso seja uma garantia da diminuição real da massa gorda.
Um regime mal concebido pode fazer minguar prioritariamente os músculos: então é a massa magra que diminui, e não a massa gorda. Com um regime deste tipo, a pessoa fica logo exaurida e, ao fazer um menor esforço, provoca cansaço extremo. Perde-se peso, mas não se emagrece!
Por outro lado, são usados numerosos "complementos alimentares", frequentemente à base de plantas, que têm efeito diurético: o seu consumo faz com que a pessoa urine mais vezes e, portanto, perde água. Nesse caso, houve um afinamento e não um emagrecimento. Para piorar, esses quilos logo serão retomados!
Daí se deduz toda a ambiguidade que existe entre as expressões "perder peso" e "emagrecer". E é a mesma ambiguidade com a qual os publicitários jogam para enaltecer estes ou aqueles produtos ou métodos mirabolantes. Se não podem utilizar a palavra "emagrecimento", usam e abusam da expressão "perder peso", "afinar". Aliás, eles só têm a ganhar com isso, já que afinar (onde se subentende a palavra "fino") parece muito mais valorizado do que emagrecer (onde se subentende a palavra "magro").
Afinar, às vezes, pode melhorar a silhueta. Isto se justifica para um indivíduo que sofre de retenção de água. Mas tudo depende do método empregado: uma drenagem linfática pode se mostrar benéfica, enquanto os diuréticos irão se revelar perigosos. Em geral, os métodos miraculosos (plantas ou complementos alimentares) destinados a fazer perder peso não levam senão à perda excessiva de água ou de massa muscular importante. Esses produtos podem por em perigo a sua saúde e, de qualquer maneira, têm efeito efêmero.


Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna