terça-feira, 4 de outubro de 2011

Métodos Contraceptivos...


Segundo o Ministério da Saúde 37% das internações no SUS por gravidez, parto e puerpério correspondem a mulheres entre 10 e 19 anos. A gravidez indesejada entre mulheres de 20 a 24 anos corresponde a 15%. Conhecer os métodos contraceptivos, saber como usá-los e e qual é o mais adequado para você é o primeiro, e melhor, passo para evitar uma gravidez indesejada.

Didaticamente os métodos contraceptivos são divididos em: métodos comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino (DIU), hormonais e cirúrgicos.

Métodos comportamentais

Tabelinha: também conhecido como calendário ou método rítmico está entre um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e usados. 

                                                            
 Somente é indicado para mulheres com ciclo menstrual regular uma vez que  o período fértil é calculado de acordo com seu ciclo. Para saber quando é o período fértil a mulher deve saber a data da próxima menstruação e subtrair 14 dessa data. O resultado é o dia da próxima ovulação. Contando 4 dias antes e 4 dias depois tem-se o período fértil.

Nesse período a mulher deve abster-se de relações sexuais ou fazer uso de outro método contraceptivo, como camisinha ou espermicida. Apesar de ser um método bastante conhecido e utilizado é bastante falho. Saber quando é o período fértil é mais válido para quem quer engravidar do que para quem quer evitar uma gravidez indesejada.

Temperatura basal: Método pouco utilizado e também bastante falho.


Após a ovulação a temperatura corpórea aumenta de 0.3 a 0.8 ºC,  por três dias. A mulher que optar por esse método contraceptivo deve medir sua temperatura, todos os dias, antes de se levantar, com o termômetro embaixo da língua por alguns meses. Ela deve anotar essas temperaturas num gráfico com o propósito de estabelecer um padrão do aumento da sua temperatura.

Com o padrão já estabelecido ela deve fazer abstinência sexual, ou usar outro método contraceptivo, durante a primeira parte do ciclo, logo após a menstruação, até três dias depois do aumento de temperatura.

Billing ou Muco Cervical: Consiste na identificação do período fértil de acordo com as mudanças no muco cervical.


Dois ou três dias após a menstruação tem o aparecimento do muco cervical. Com o passar dos dias ele vai aumentando de volume e espessura. No período fértil o a mulher consegue fazer um fio entre os dedos, como na figura ao lado, com o muco cervical.

Para esse método funcionar a mulher deve fazer o teste com o muco cervical todos os dias e fazer abstinência sexual, ou usar outro método contraceptivo, no período fértil.

A combinação do três métodos contraceptivos citados acima, também conhecido como Método Sintotérmico aumenta a eficácia dos mesmos.

Coito Interrompido: Esse método consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação. Possui um alto índice de falha pois vários homens não tem controle sobre a ejaculação. 

Os métodos contraceptivos comportamentais são os menos eficazes pois dependem diretamente da motivação do casal, eles mexem com a rotina e comportamento, podem causar ansiedade e não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Métodos de Barreira

Camisinha: Assim como todos os métodos de barreira impede que o espermatozóide chegue útero. Tanto a camisinha masculina quanto a feminina além de prevenir uma gravidez indesejada protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids, e são de fácil acesso (são distribuídas nos postos de saúde).

  Camisinha masculina: envoltório de látex que envolve o pênis.



Para que a camisinha funcione é necessário que ela seja colocada da maneira correta e que alguns cuidados sejam tomados. Nunca esqueça de observar a data de validade da camisinha e que a embalagem não deve ser aberta com a boca para evitar que pequenos furos sejam feitos no látex.

   Camisinha feminina: bem menos utilizada que a camisinha masculina, consiste em um tubo, já lubrificado, de poliuretano, com uma extremidade aberta e outra fechada que é introduzido na vagina.

Diferente da camisinha masculina pode ser colocada bem antes da relação sexual. O índice de falha, tanto da camisinha masculina quanto da feminina, é muito baixo.

Diafragma:  É um anel flexível, coberto por uma borracha fina que deve ser colocado pela mulher no colo do útero.

Recomenda-se que seja colocado 15 minutos antes da relação sexual. Quando higienizado e armazenado de maneira correta pode ser utilizado por até 3 anos. Deve-se ser retirado de 6 a 24 horas depois da relação sexual.

Sua eficácia é maior quando usado em conjunto com um espermicida. Deve ser encaixado com os dedos no colo do útero.  Antes de iniciar seu uso a mulher deve procurar um ginecologista par saber o tamanho certo do diafragma.

Espermicida: podem ser encontrados na forma de cremes, geléias, supositórios, tabletes e espumas. São substâncias que matam os espermatozóides.

Dispositivo intra-uterino (DIU)

São artefatos de polietileno, podem ser de cobre ou conter hormônios, que são inseridos na cavidade uterina. Devem sempre ser colocados por um ginecologista.

Bastante recomendados para mulheres com hemorragias abundantes ou cólicas menstruais muito fortes. Hoje existem DIUs de duração de até 15 anos. Uma desvantagem é que se houver gravidez ele pode causar aborto no primeiro ou segundo trimestre de gravidez.

Deve ter com controle a cada 6 meses com seu ginecologista pois seu organismo pode expulsar o dispositivo ou ele pode ser retirado do lugar durante a relação sexual, causando assim grande desconforto para as mulheres.
Tem uma eficácia alta, de 95 a 99,7%

Métodos hormonais

São constituídos de hormônios (estrogênio e progesterona) que podem ser combinados ou não. São muito eficazes (99,9%) quando utilizados de maneira correta. Atuam impedindo a ovulação. Podem ser orais (pílulas anticoncepcionais e pílula do dia seguinte), injetáveis, adesivos,implantes e anel vaginal.

Pílulas Anticoncepcionais: Conhecidas também apenas como pílulas podem ter 21, 24 ou 28 comprimidos. As pílulas com 28 comprimidos interrompem a menstruação. Devem ser tomadas todos os dias, preferencialmente no mesmo horário.



Inicia-se o tratamento no primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, no primeiro dia de menstruação. Ao final da cartela deve ser repeitado o intervalo para o inicio da próxima, 7 dias para pílulas de 21 comprimidos e 4 dias para as de 24. Pílulas de 28 comprimidos não tem intervalo entre as cartelas.

O ginecologista é a pessoa certa para te indicar a pílula anticoncepcional que melhor se adeque ao seu organismo.

Pílula do Dia Seguinte: É um contraceptivo de emergência, de alta dosagem hormonal. Deve ser usado com cautela, pois a alta dosagem de hormônios pode trazer danos ao organismo, quando houver relação sexual sem proteção.

Tem que ser tomada até 72 horas depois da relação sexual sem proteção. A segunda pílula deve ser tomada 12 horas depois da primeira. 
Pode desregular o ciclo menstrual.



Você pode saber mais sobre pílulas anticoncepcionais e pílula do dia seguinte acessando o blog http://www.2gotinhasderivotril.blogspot.com

Injetáveis: Hormônios de aplicação intramuscular.
Quando constituído apenas de progesterona tem duração de 1 a 3 meses, já quando em associação com estrogênio é de aplicação mensal.

Adesivos: São semelhantes aos adesivos para reposição hormonal usados por mulheres na menopausa. Cola-se o adesivo na pele, deixa por três semanas e depois faz um intervalo de uma semana para colar o próximo adesivo.

Implantes: Bastão contendo o hormônio progesterona que é implantado no antebraço, sob pele, por um ginecologista com anestesia local. Tem duração de três anos.





Anel Vaginal: Anel de material plástico contendo hormônio. Deve ser inserido na vagina onde fica por três semanas, não atrapalha as relações sexuais. Após três semanas a mulher retira, faz uma pausa de uma semana e pode inserir outro anel. É um método contraceptivo bastante eficaz.

Métodos Cirúrgicos

Laqueadura: Método de contracepção definitivo. Consiste na ligadura ou corte das trombas da mulher impedindo assim ligação óvulo e espermatozóide. É realizada em hospital, no centro cirúrgico e deve seguir critérios rígidos estabelecidos na legislação vigente.

Vasectomia: Consiste na ligadura dos canais deferentes do homem. Apesar de ser um método contracaptivo definitivo existem possibilidade de reversão e esse é dos motivos pelo qual a vasectomia tem se tornado cada vez mais comum. Não necessita de internação, é feita em ambulatório com anestesia local.

Os métodos contraceptivos cirúrgicos são 100% eficazes!

Usados corretamente todos os métodos contraceptivos são eficazes e tem suas vantagens e desvantagens. O ginecologista é o profissional certo para indicar o melhor anticoncepcional para cada mulher. É sempre muito importante lembrar que o único método anticoncepcional que previne as doenças sexualmente transmissíveis é a camisinha por isso é de extrema importância a dupla proteção!