terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os benefícios da Quinua


Atualmente, nunca se teve tantas opções de consumo de alimentos na busca de uma vida mais saudável.  Em se tratando de grãos e cereais, vamos conhecer hoje um pouco sobre a Quinua e saber o que tem por trás desse grão ainda pouco conhecido, apesar de encontrado em lojas de produtos naturais e até nas prateleiras de alguns supermercados.  Ou seja, mais uma opção que não pode faltar em nossas mesas.
A quinua  é um grão nativo dos Andes e melhor cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia. É um carboidrato de baixo índice glicêmico, contém ômega 3 e 6 (gorduras importantes para o desenvolvimento de várias funções do nosso organismo, assim como no auxílio da redução do colesterol total, LDL e triglicerídeos), alguns minerais dos quais se destacam o ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), D e E. Também contém uma quantidade elevada de lisina e metionina, quando comparada a outros grãos como a soja, o milho, o trigo e o leite.  Pela alta quantidade de aminoácidos, pode ser indicada para o consumo antes ou após a atividade física, crianças, adolescentes em fase de crescimento ou gestantes. No sistema cognitivo, atua na inteligência, melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória e aprendizagem. Possui também boas quantidades de triptofano, aminoácido que está ligado à produção de serotonina, que por sua vez é responsável pela modulação do humor, disposição e bem-estar. Não podemos esquecer que a quinua também não contém de glúten, sendo alternativa para celíacos ou pessoas que possuem hipersensibilidade ao trigo.
COMPOSIÇÃO DOS GRÃOS DE QUINUA EM RELAÇÃO A OUTROS CEREAIS (100g)
Componentes
Quinua
Trigo
Aveia
Calorias (Kcal)
336
330
405
Carboidrato (g)
68,3
71,6
68,5
Proteína (g)
12,1
9,2
10,6
Lipídio (g)
6,1
1,5
10,2
Água (g)
10,8
16,5
9,3
Fósforo (mg)
302
224
321
Cálcio (mg)
107
36
100
Fibras (g)
6,8
3
2,7
Cinzas (g)
2,7
1,1
1,5
Ferro (mg)
5,2
4,6
2,5
Tiamina (mg)
1,5
0,2
0
Niacina (mg)
1,2
2,8
0
Riboflavina (mg)
0,3
0,8
0
Ácido Ascórbico (mg)
1,1
0
0
Fonte: PROCISUR - ICCA, 1997 (Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agropecuário del Cono Sur - Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura) www.infoagro.gov.br/index1.html 

Existem diversos tipos de quinua: em grãos, flocos ou ainda farinha. Em cada opção, uma maneira diferente de experimentar. Tome nota: para os grãos, prepare tabule, almôndegas(confira as receita na Liga da Saúde: http://ligadasaude.blogspot.com/2011/07/da-serie-sem-gluten-e-sem-lactose.html ),bolinhos, canjas... para a farinha: bolos, pães, biscoitos... e em flocos acrescente em frutas, sucos, vitaminas ou iogurte. 
No preparo do grão, fique atento: é importante lavar bem os grãos da Quinua em água quente antes de consumi-los, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas. Para o preparo, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinua. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos. Fica a dica: acrescente manjericão fresco, açafrão, cenoura e brócolis. E para finalizar, um toque de azeite extra virgem.
Que tal experimentar?
Muita saúde a todos!


Fontes:
VP Consultoria Nutricional
Nutrociência
Nutrício