sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011...


Continuamos com a nossa retrospectiva, neste sábado vamos relembrar alguns posts escritos por nossos colaboradores.

Boa leitura!

O Equilíbrio das Moléculas....



Quem nunca deixou uma maçã cortada de lado para fazer outra atividade e surpreendeu-se com seu rápido escurecimento? Essa alteração que ocorreu com a maçã, ocorre da mesma forma com a bicicleta enferrujando ao relento ou com a manteiga que fica rançosa ao ser esquecida fora da geladeira. Esse processo é chamado de Oxidação e ocorre devido uma reação do oxigênio com moléculas destas substâncias frente a situações especiais. Saibam os senhores que nós também sofremos continuamente esse processo durante todos os dias de nossa existência.
Leia mais...

O Paradoxo do Cromo: Um dos Nutrientes mais Importantes e Esquecidos...


Sabe aquela vontade incontrolável de comer aquele docinho no meio da tarde ou o dia todo? Ou então níveis aumentados de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue, mesmo jovem? E ainda dificuldades em perder peso? Se você apresenta um destes sintomas, você pode estar com deficiência de cromo.
Leia mais...

Compulsão Alimentar....

Os transtornos alimentares são patologias graves que demandam políticas de saúde, mas são escassos os centros especializados para o devido tratamento que requer para o mesmo uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, clínicos, psicólogos e nutricionistas. A falta de informação a respeito deste tema faz que muitos ignorem uma relação psicopatológica com a alimentação, desta forma a dieta ou até uma reeducação alimentar não gerará o efeito esperado: do emagrecimento e da aquisição de saúde como um todo. Não me surpreendo que tantas pessoas tenham se frustrado pela eterna "guerra" com a balança, sem levar em conta que possivelmente precisaria ser tratado em psicoterapia sua "relação com a comida", o que não se consegue colocar em palavras que é "descontado" nessa alimentação.

Importância da Prática Regular de Exercícios Físicos.


A atividade física é fonte inesgotável de prazer e bem-estar e muitas vezes a colocamos em último plano na questão de importância em nossas vidas. A Grande maioria das pessoas só costuma procurar realmente a prática regular de exercícios depois de uma indicação médica ou nutricional, pois a vida que levamos hoje nos conduz ao sedentarismo. É tecnologia para tudo e temos que usar cada vez menos os movimentos do nosso corpo para completar uma atividade diária.

O Mito do Colesterol e as Doenças Cardíacas....

Primeiramente, checar a pressão arterial, e se estiver alta, iniciar o tratamento com anti-hipertensivos. Depois, dosar o colesterol no sangue, e se estiver elevado iniciar o uso de uma classe especial de medicamentos para baixá-lo – as estatinas – e adotar uma dieta com quantidades reduzidas de gordura, com margarina, leite desnatado e outros produtos light. Com um pouco de sorte, talvez lhe sejam recomendados exercícios físicos.

Sensibilidade química, você tem e talvez nenhum médico te contou !

Leia mais...

Estresse em Mulheres...

Mulheres quando em situação de estresse reagem de modo diferente dos homens. E alguns estudos sobre o comportamento dos hormônios e do funcionamento do cérebro de homens e mulheres em situação de estresse pode auxiliar melhor a compreensão dessas diferenças.

Você Conhece a Semente de Chia?


É uma semente originária do México e está sendo implantada no consumo brasileiro. É uma semente de cor escura e com alto teor de óleo na sua composição. Este óleo em abundância é o ômega-3 (ácido alfa linolênico). A semente também é composta pelos minerais potássio, cálcio e ferro. Assim como todas as sementes contém também uma quantidade significativa de magnésio.

Medicina complementar pode ser boa aliada para a fertilidade...


Existe uma percepção de vários médicos e pesquisadores de que a infertilidade está aumentando. Nas revistas científicas, já foi publicada a defesa dessa ideia por autores como Abel, em 1985, Sinclair, em 1994, e Giwercman, em 1998 por exemplo. Entretanto, cabe observar que os dados epidemiológicos publicados nos últimos anos, sobre infertilidade, são contraditórios. Há os que afirmam que existe o contrário: uma tendência à sua redução e que isso pode ser atribuído aos avanços da medicina.

Dicas para uma lancheira mais saudável


Aproveitando a semana das crianças, vamos falar sobre algo que pode fazer toda a diferença na saúde e no futuro de nossos futuros cidadãos, a alimentação. É preciso ter atenção principalmente com aquelas refeições realizadas todos os dias, como por exemplo, o lanche na escola.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ALIMENTAÇÃO NA PRAIA EXIGE CUIDADOS


É difícil resistir as tentações das comidinhas de praia, porém, todo cuidado é pouco, tanto com a saúde quanto com a dieta.

Com o calor forte, os alimentos se deterioram rapidamente. Pois, o calor faz com que as bactérias presentes nos alimentos se multipliquem rapidamente, tornando o alimento impróprio para o consumo.

Não esqueça de prestar atenção nas características dos alimentos como, odor, cor textura e aparência. Isso evitará muitos problemas como, ter ficar algumas horinhas no hospital tomando soro ao invés de estar na praia, curtindo o sol.

Você vai encontrar pela praia, pastéis, camarão frito, queijo assado, sorvetes, sanduíches, salgadinhos, biscoitos, churros, milho verde... de tudo um pouco, e você já parou para pensar nas calorias que esses alimentos carregam, além dos riscos á saúde? Da uma olhadinha na tabela abaixo:

Alimentos

Quantidade

Calorias

Amendoim torrado com sal

1 unidade

5,1

Batata frita

1 palito

19,0

Biscoito de polvilho salgado

1 unidade pequena

5,5

Calabresa frita

1 fatia

11,4

Camarão frito

1 unidade pequena

8,0

Caranguejo cozido

100 g

83,0

Castanha de caju

1 unidade

12,6

Queijo coalho

1 espeto

168,0

Empada de camarão

1 unidade pequena

228,0

Empada de camarão com requeijão

1 unidade pequena

302,0

Empada de frango

1 unidade pequena

241,0

Empada de frango com requeijão

1 unidade pequena

298,0

Empada de palmito

1 unidade pequena

224,0

Empada de palmito com requeijão

1 unidade pequena

281,0

Isca de peixe

1 pedaço

35,5

Lula à dorê

100 g

175

Milho verde

1 espiga

132,0

Pastel de carne

1 unidade grande

326

Pastel de queijo

1 unidade grande

358

Provolone à milanesa

1 cubo

42,8


Que tal fazer as melhores escolhas e evitar maiores complicações?

  • Para começar, evite os vendedores ambulantes. Opte por estabelecimentos fixos, onde no mínimo você e os funcionários podem lavar as mãos e utensílios, e há refrigeração para os alimentos. Assim, você poderá evitar intoxicações alimentares. Que tem como sintomas, vômitos, diarreia, e até cólicas abdominais, cefaleia e febre.
  • Escolha alimentos com prazo de validade maior, como biscoitos integrais e de polvilho, que são mais leves.
  • Troque os sanduíches calóricos por sanduíches naturais, certifique-se de que ele conta com uma fonte de proteína e saladas, além do pão e, principalmente, certifique-se de sua procedência e conservação. E evite os molhos.
  • Deixe os sorvetes cremosos de lado e prefira os picolés de frutas, menos calóricos e mais saudáveis. Escolha marcas confiáveis, pois levam água em sua composição e muitas vezes podem ter sido feitos com água contaminada.
  • Frutas de maneira geral são uma boa opção. Só não esqueça de higieniza-las bem e conservar em sacolas térmicas. As frutas secas (desidratadas), também são boa pedida.
  • Substitua os refrigerantes por água de coco e sucos de fruta que são ricos em nutrientes e importantes para manter uma hidratação adequada, assim como os chás gelados que contam ainda, com propriedades antioxidantes.
  • Evite alimentos ricos em gorduras como frituras e doces que são de difícil digestão.
  • O tão apreciado amendoim é fonte de contaminação por fungos, além disso, 1 xícara tem em média 500kcal, e obviamente com o passar do tempo na tranquilidade da praia, você vai consumir mais que isso. EVITE.
  • Camarão frito é outro alimento bastante calórico e de grande risco para intoxicação alimentar.
  • Nem preciso falar nada sobre pasteis, coxinhas e outros salgados banhados em óleo, preciso??
  • Bebidas alcoólicas favorecem a desidratação e também engordam. EVITE-AS.
  • O milho verde é uma boa opção. Porém não acrescente manteiga e não exagere no sal que causa retenção de líquidos.

Siga estas dicas, beba muuuuuita água e aproveite!!!!




*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

10 dicas para um Ano Novo com Vida Nova - Entrevista para CBN



Para começar este artigo, peço-lhe que reflita com atenção e cuidado sobre esta frase de Albert Einstein: “Nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes"; ou seja, se sua SAÚDE não tem estado perfeita, existe grande chance de você estar fazendo algo errado e/ou deixando de fazer o certo na sua vida.

Sob este olhar, reflita então sobre isto:
“A Universidade de Stanford responde através de estudo recente que concluiu que para viver mais e com saúde e qualidade de vida, há algo BEM mais importante que genética, condições ambientais e mesmo acompanhamento médico regular: quase 60% da nossa longevidade com saúde vem do nosso ESTILO DE VIDA! Em outras palavras, seus hábitos de vida são, comprovadamente, os fatores mais importantes e decisivos no seu estado de Saúde ou Doença (é claro que existem dezenas de outros estudos que comprovam isto) e por quanto tempo você viverá, com qual grau de produtividade, capacidade e bem-estar” (extraído de http://www.icaro.med.br/a-base-de-tudo/).

De fato, “sem SAÚDE você pode até estar vivo mas como poderá correr atrás dos seus objetivos e realizar seus sonhos? Pense nisso, porque se você finge que cuida da sua saúde, também terá que todos os dias fingir que se sente bem e capaz, sem resultados reais. Vale a pena”?

Agora que você entendeu onde quero chegar com esta argumentação (que cuidar mais e melhor da sua SAÚDE seja uma das suas metas mais importantes para 2012 e todo o restante da sua vida), convido-lhe a ler e colocar em prática o conteúdo deste artigo http://www.icaro.med.br/category/vida-nova/ e desta entrevista (http://soundcloud.com/brunnomelo/dricaro - sobre o mesmo assunto, que concedi ao jornalista Brunno Melo, da CBN, recentemente), com dicas práticas e eficazes para você ter e manter mais Saúde, com corpo e mente funcionando bem, o que resulta naturalmente em mais produtividade associada a bem-estar e qualidade de vida.

Afinal, "nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”...

Um abraço e meus mais sinceros votos de um excelente e saudável 2012 para você (que você faça a sua parte), abençoado e guiado por Deus, sempre.

Dr. Ícaro Alves Alcântara
Twitter: @qualidade_vida


* Ortomolecular (prática biomolecular) não é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina, mas como abordagem de valor para a medicina, conforme dispõe a Resolução CFM no. 1.938/10




quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Descobertos polifenóis antiinflamatórios na casca da maçã...


Aqui está outra razão pela qual "uma maçã por dia mantém o médico longe" - de acordo com novos resultados da investigação publicada no Journal of Leukocyte Biology, a ingestão de polifenóis da maçã (antioxidantes encontrados em cascas de maçã) pode suprimir a ativação de células T para evitar colite em camundongos. Este estudo é o primeiro a mostrar um papel de células T mediada por polifenóis gerando proteção contra uma doença auto-imune e poderia levar a novas terapias e tratamentos para pessoas com distúrbios relacionados à inflamação do intestino,como colite ulcerativa, doença de Crohn e colite associada ao câncer colorretal.

Para fazer essa descoberta, os cientistas usaram um modelo de colite induzida quimicamente , os pesquisadores administraram um placebo oral para um grupo de ratos, e outro grupo de ratos recebeu uma dose oral de polifenóis de maçã todos os dias durante o curso da doença. Os resultados mostraram que os ratos tratados por via oral com polifenóisde maçã foram protegidos contra a colite. Importante, os cientistas também descobriram que os ratos tratados tinham menos células T ativadas em seus dois pontos. Em ratos sem células T, polifenóis da maçã não foram capazes de proteger contra colite ou suprimir a expressão das citocinas pró-inflamatórias, indicando que os polifenóis da maçã protegem contra colite através da supressão da ativação de célulasT e / ou recrutamento.

Além dos benefícios de saúde óbvios dos nutrientes e fibras nas frutas e vegetais, este estudo indica que até mesmo algo tão relativamente comum como a maçã contém outros ingredientes saudáveis ​​que podem ter valor terapêutico sério. 

Referência:

Jerod A. Skyberg, Amy Robison, Sarah Golden, MaryClare F. Rollins, Gayle Callis, Eduardo Huarte, Irina Kochetkova, Mark A. Jutila, and David W. Pascual. Apple polyphenols require T cells to ameliorate dextran sulfate sodium-induced colitis and dampen proinflammatory cytokine expression. J. Leukoc Biol. December 2011 90:1043-1054; doi:10.1189/jlb.0311168; http://www.jleukbio.org/content/90/6/1043.abstract











*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que escolher nas festas de final de ano?


Chegaram as festas de final de ano e com isso a preocupação das pessoas nos exageros e no peso! Nada mais justo do que poder comer com moderação depois de tempos em reeducação alimentar não é mesmo?

Eu sempre digo o seguinte: se você aprendeu a se alimentar corretamente ou se está em tratamento sabe a importância de comer os alimentos saudáveis e adequados ao seu organismo, mas também sabe que nenhum plano alimentar é restritivo para sempre!

Nas festas de final de ano você vai aplicar o que aprendeu ou que está aprendendo. Um fator relevante acredito que já saiba...O excesso faz mal, o “olho gordo” faz mal, comer demais em uma única refeição também...

Mas você que já leu algumas dicas aqui no blog vai ver agora alguns itens na ceia de natal que melhoram a sua saúde e podem reduzir a chance de compulsão alimentar.

Item 1 – Oleaginosas: são as castanhas, nozes, avelã, amêndoas. Elas são calóricas, sim! Mas preocupe com o valor nutricional das mesmas e com a quantidade. Um punhado delas não vai te engordar. Elas são ricas em vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, tem ômega-3, melhoram a pele e são boas para o cérebro;

Item 2 – Lichia é uma fruta típica do final do ano e é rica em antioxidantes, tem um poder alto de saciedade e ótima para o intestino. Coma algumas!

Item 3 – Romã é uma das frutas com o maio poder nutricional. Ela tem benefícios desde para a pele até na modulação hormonal, menopausa, redução de colesterol, melhora de gripes e resfriados, é antiinflamatória e antioxidante. É uma fruta curiosa para comer e vai tomar um tempo para ser ingerida e assim sua ansiedade reduz;

Item 4 – Lentilhas, grão de bico são leguminosas que melhoram os sintomas da TPM, são riquíssimas em fibras e podem auxiliar na redução da absorção de gorduras e açúcares. Não deixe de colocar no prato!

Item 5 – Abuse das outras frutas típicas como ameixa, cereja, kiwi e uvas;

Item 6 – Peru, lombo, pernil assados contém menos gorduras e aumentam a saciedade;

Item 7 – Se for ingerir bebida alcoólica tente ser somente 1 dose e sempre com água ou água de coco para se hidratar e o corpo conseguir eliminar mais rápido este álcool;

Item 8 – A dica é consumir os itens 1, 2, 3 e 5 antes de comer os pratos principais para ficar mais saciada. Faça uma salada de frutas e jogue as oleaginosas por exemplo. Pode fazer suco também para tomar ao invés de refrigerante zero ou água com gás.

Aproveite o seu final de ano com estilo para não se arrepender de nada!

Feliz Natal e um Excelente Ano Novo!














*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Refrigerantes e bebidas açúcaradas versus Hipertensão Arterial Sistêmica

O consumo de refrigerantes e outras bebidas com grande quantidade de açúcar traz risco de aumento da pressão arterial, pelo menos foi essa a conclusão de um estudo feito com 2,5 mil pessoas e publicado na revista científica "Hypertension".

A pressão alta (hipertensão arterial sistêmica - HAS) é o maior fator de risco para doenças cardiovasculares. Médicos estimam que uma pessoa com uma pressão de 135mmHg por 85mmHg tem duas vezes mais chance de ter um enfarte ou um derrame cerebral do que alguém com 114mmHg por 75mmHg.

Segundo os pesquisadores, ingerir mais de 355 ml diários de bebidas com gás ou sucos de fruta contendo açúcar é o suficiente para desequilibrar a pressão.  Embora o motivo exato desta relação entre pressão e refrigerantes ainda não seja clara, os cientistas acreditam que o excesso de açúcar no sangue prejudica o tônus dos vasos e altera os níveis de sódio no organismo.

Na pesquisa, os participantes (todos americanos e britânicos, com idades entre 40 e 59 anos) anotaram o que haviam comido nas 24 horas anteriores e fizeram um exame de urina, além de terem medida a sua pressão arterial.

De acordo com a pesquisa, para cada lata de bebida com açúcar consumida por dia, os participantes tinham em média uma alta de 1,6mmHg (milímetro de mercúrio) em sua pressão sistólica (quando o coração se contrai e bombeia sangue no corpo).

Já a pressão diastólica --quando o coração relaxa e recebe o sangue do sistema circulatório-- teve um acréscimo de 0,8mmHg para cada lata de refrigerante ou suco contendo açúcar bebido por dia.

Os cientistas descobriram que o consumo de açúcar era maior entre aqueles que tomavam mais de uma bebida açucarada por dia.

Além disto, segundo o estudo, os indivíduos que consumiam mais de uma dose diária de refrigerantes e bebidas açucaradas ingeriam em torno de 397 calorias a mais por dia do que as pessoas que bebiam produtos sem açúcar.

A entidade American Heart Association, sediada nos Estados Unidos, recomenda que não se consuma mais do que três latas de refrigerante de 355ml por semana.

Os cientistas também verificaram que, em geral, as pessoas que consumiam muitas bebidas açucaradas tinham dietas menos saudáveis e tinham uma tendência maior para o sobrepeso.

No entanto, segundo o estudo, a ligação entre refrigerantes e o aumento da pressão foi verificada nas pessoas entrevistadas independentemente destes fatores.

No estudo, a relação entre bebidas açucaradas e pressão alta foi muito evidente em pessoas que consomem grandes quantidades tanto de sal quanto de açúcar. Médicos afirmam que o excesso de sal na dieta contribui para o aumento da pressão arterial.

A entidade British Heart Foundation, com sede no Reino Unido, afirma que mais estudos são necessários para entender melhor a relação entre pressão arterial e açúcar

Bibliografia:

Título do artigo: Sugar-Sweetened Beverage, Sugar Intake of Individuals, and Their Blood Pressure - International Study of Macro/Micronutrients and Blood Pressure
Autores: Ian J. Brown; et al.
Periódico: Hypertension.
Data: Fev/2011
Abstract disponível em: http://hyper.ahajournals.org/cgi/content/abstract/HYPERTENSIONAHA.110.165456v1?maxtoshow=&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=Paul+Elliott&searchid=1&FIRSTINDEX=0&resourcetype=HWCIT

domingo, 25 de dezembro de 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011...


Nos sábados de dezembro e janeiro iremos refrescar sua memória para os assuntos que foram destaque por aqui neste ano.

Nesta semana iremos relembrar os posts da Semana Esportiva na Liga da Saúde.

Boa leitura!



Saiba Qual Combustível Seu Corpo Precisa Antes, Durante e Após o Treino....


Em praticamente toda consulta ouço a mesma pergunta. O que devo comer antes de treinar? Preciso comer durante o treino? E depois, como o quê? Pois esta deve ser a dúvida de muitas pessoas. A intenção deste post é falar sobre alimentos e não suplementos, já que os mesmo devem ser individualizados e cada profissional pode optar por um tipo diferente de suplementação pré, durante pós-treino. Vamos às dicas!

Suplementos e Atividade Física



A prática regular de atividade física é um dos pilares para a manutenção da saúde e possui inúmeras vantagens. Iniciarei este post faltando sobre algumas das vantagens do condicionamento físico:

Sono e Exercício Físico


Você já se questionou sobre por que pratica exercícios físicos? Provavelmente, por pelo menos uma destas razões:
-       Estética: perder peso, ganhar/”definir” músculos e melhorar aparência corporal
-       Saúde: manter/recuperar saúde ou por recomendação de profissional da área
-       Satisfação: gosto pela atividade física praticada
Leia mais...

Glutamina no Esporte.....


A glutamina não é um suplemento novo, ela foi identificada no início dos anos 80 (“quase a minha idade, não que eu seja velha” rsrsrs) como um importante substrato energético para algumas células específicas do sistema imune (linfócitos e macrófagos).

CAFEÍNA X ATIVIDADE FÍSICA


A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas. Atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada. Devido ao estímulo do sistema nervoso central, ela favorece o estado de alerta aumentando a atenção mental, a concentração, melhoria do humor e diminuição da fadiga.

Atividades Físicas na Terceira Idade....



É incontestável o crescimento da população acima dos 60 anos de idade no Brasil. Estamos nos tornando uma população de velhos, mas não de enferrujados; se tomarmos a decisão correta.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bebidas Alcoólicas...


Natal e ano novo estão chegando e você pensando no “porre” que vai tomar?

Ninguém pode negar que a caipirinha, o chopp, a vodca e outras bebidas alcoólicas animam qualquer um. Mas, já parou para pensar no “estrago” que isso faz a sua dieta e ao seu organismo?

Bebidas alcoólicas afetam a absorção e o metabolismo de nutrientes como das vitaminas A, B e C e dos minerais, cálcio, magnésio, sódio, potássio e zinco, isso ocorre por que entram rapidamente na corrente sanguínea e são tóxicas para o fígado.

E o dito popular, “vamos beber porque comer engorda.” Você realmente crê que as bebidas alcoólicas não afetam a sua dieta?

De uma olhadinha no valor calórico de algumas delas:

Bebida
Quantidade
Kcal
Água ardente
1/2 copo (100ml)
231
Batidas
1/2 copo (100ml)
251
Caipirinha
1 copo (150ml)
380
Cerveja
1 copo (240ml)
101
Cerveja light
Embalagem (360ml)
148
Champagne
1 taça (100ml)
85
Chope
1 tulipa (150ml)
90
Cidra
1/2 copo (100ml)
50
Conhaque
1 dose (50ml)
125
Daiquiri
1/2 copo (100ml)
116
Gim
1 dose (30ml)
60
Kir (vinho c/ licor de cassis)
1 copo (240ml)
80
Licor de Jenipapo
1 cálice (20ml)
90
Licores
1 cálice (20ml)
69
Meia de seda
1 copo (240ml)
140
Ponche
1 copo (200ml)
100
Red Bull
1 lata (250ml)
112
Rum
1 copo de 50ml
110
Saquê
1 cálice (30ml)
41
Vermute doce
1 cálice (35ml)
50
Vermute seco
1 cálice (40ml)
40
Vinho branco doce
1 taça (110ml)
142
Vinho branco seco
1 taça (100ml)
85
Vinho de maçã
1 taça (100ml)
32
Vinho moscatel
1 taça (10ml)
137
Vinho rose
1 taça (100ml)
74
Vinho tinto
1 taça (100ml)
65
Vodka
1 cálice (30ml)
72
Whisky
1 dose (100ml)
240

Confira agora na tabela abaixo as calorias de algumas bebidas e como compensar essas calorias extras com atividade física:

Bebida
Quantidade
Calorias
Como Queimar
Caipirinha
1 copo = 150ml
380
1 hora e 40 minutos de natação
Cerveja
1 lata = 350ml
144
29 minutos de caminhada
Champagne
1 taça = 125ml
85
22 minutos de natação
Chopp
1 tulipa = 300 ml
128
34 minutos de ioga
Daiquiri
1 dose = 105ml
122
15 minutos de corrida
Gim
1 dose = 30ml
60
12 minutos de caminhada
Red Bull
1 lata = 250ml
112
22 minutos de caminhada
Rum
1 dose = 30ml
70
18 minutos andando de bicicleta
Vodka
1 dose = 30ml
70
21 minutos de marcha na esteira
Vinho branco doce
1 taça = 125ml
176
44 minutos andando de bicicleta
Vinho branco seco
1 taça = 125ml
107
33 minutos de dança de salão
Vinho tinto seco
1 taça = 125ml
107
11 minutos pulando corda
Whisky
1 dose = 100ml
240
1 hora e 13 minutos de esteira

Para tentar amenizar o problema, mantenha-se hidratado, beba muita água, chás e sucos desintoxicantes e água de coco que é rica em sódio, potássio e vitaminas. Logo ao acordar tome água, acrescente folhinhas de hortelã e deixe em repouso por pelo menos 10 minutos antes de ingerir, assim agregará sabor e aumentará o poder de desintoxicação.

Não acrescente açúcar ou adoçante aos chás para não diminuir o efeito purificador e não consuma mais de 3 xícaras do mesmo chá ao dia.

Chás desintoxicantes: salsaparrilha, dente de leão, capim limão, alecrim, hortelã, espinheira santa, chá verde, chá branco e chá vermelho.

Os sucos a base de polpa de frutas garantem hidratação e ação antioxidante, além disso, a frutose (açúcar presente nas frutas), repõe os nutrientes e ajuda a eliminar o álcool com mais rapidez. Confira os benefícios e as calorias por copo de 300ml de suco (com 100g de polpa batida com água e sem açúcar). Outra excelente opção é acrescentar verduras como couve, espinafre, agrião, cenoura, beterraba ao sucos, aumento seu aporte de nutrientes e ação desintoxicante.

Caju: 45 calorias. Fonte de vitamina C, combate os radicais livres.
Acerola: 60 calorias. A polpa tem 40 vezes mais vitamina C que a laranja.
Abacaxi: 50 calorias. O suco é diurético, ótimo para quem quer desinchar.
Açaí: 160 calorias. Altamente energético. Boa fonte de ferro.
Cupuaçu: 72 calorias. Tem mais proteínas que a maçã, morango, banana, melão.
Goiaba: 52 calorias. A goiaba ganha do limão na quantidade de vitamina C.
Graviola: 60 calorias. Reduz os danos celulares que aceleram o envelhecimento.
Mamão: 68 calorias. Fonte de vitamina A. É digestivo, laxativo e calmante.
Manga: 97 calorias. Rica em potássio e vitaminas A e C. Faz bem para o cabelo, pele e unhas.
Use as receitinhas abaixo e aproveite o fim de ano.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo cheio de saúde a todos.

SUCO DESINTOXICANTE

Ingredientes:
1 xícara de mamão formosa picado
 ½ maçã picada com casca
 2 ameixas sem caroço
 Suco de 1 limão
1 xícara de água de coco verde ou água filtrada
1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada por 4 horas em 5 colheres (sopa) de água filtrada.
Modo de preparo: bater tudo o liquidificador e beber bem gelado


SUCO DESINTOXICANTE II

Ingredientes:
1 cenoura crua
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de couve
½ maçã
150ml de água
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e tome pela manhã.


SUCO DESINTOXICANTE E ENERGÉTICO


Ingredientes:
4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão com casca
2 laranjas
1 pedaço de gengibre
Modo de preparo: bater no liquidificador com gelo e água filtrada o quanto bastar.


SUCO DESINTOXICANTE III

Ingredientes:
1 cenoura
1 pepino com casca
½ beterraba média crua
Suco de 1 limão e raspas da casca
Modo de preparo: bater no liquidificador com gelo e água filtrada o quanto bastar.


SUCO DESINTOXICANTE E CALMANTE


Ingredientes:
1 cenoura
1 maçã
 ½ maço de alface (com talo)
 Suco de 1 limão e raspas da casca
Modo de preparo: bater no liquidificador com gelo e água filtrada o quanto bastar.


SUCO DESINTOXICANTE E DIGESTIVO
Ingredientes:
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
Suco de 1 limão e raspas da casca
Modo de preparo: bater no liquidificador com gelo e água filtrada o quanto bastar.














*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.